Alguns noivos tem alguns medos antes de concretizar o casamento. Um dos medos é: perder a chama do namoro! Como o Dia dos Namorados está chegando vamos às dicas para continuarmos namorando mesmo após casados.
A terapeuta de casais Cláudya Toledo, ao escrever para o site Terra, diz ter alguns "mandamentos" para manter a paixão no casamento. Eis a lista:
1. manter o diálogo
2. desenvolver alguma atividade junto com o companheiro (a)
3. aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro
4. manter rituais familiares
5. preservar os momentos de intimidade
6. ter um espaço individual
7. ter um espaço de acordo mútuo
8. cultivar o riso na família
9. manter a cumplicidade no olhar
10. ter planos para a vida do casal
Eu diria que ela está super certa quanto aos "mandamentos". Nada que fuja àquilo que o curso de noivos nos ensina. Entretanto, poderiamos acrescentar um detalhe que com certeza trará toda a diferença para o relacionamento:
* Manter uma rotina de oração individual e como casal. O casal deve orar junto e em acordo. Ter planos, sonhar e ter os seus desejos expostos à Deus, como casal, faz toda a diferença! A oração aproxima, faz com que tenhamos projetos, nos incentiva a sonhar, nos torna cúmplices, nos faz mais fortes nos momentos de fraqueza.
Por isto, siga todos os passos anteriores, mas principalmente, creia que Deus sonhou e projetou o seu casamento para a edificação a não para ruína! Ore sempre!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário