Igreja Fonte da Vida

Igreja Fonte da Vida
Site da Igreja Fonte da Vida

Liderança 2012

Liderança 2012

domingo, 23 de maio de 2010

O segredo da transparência

Comunicar-se é um dos principais segredos do sucesso nos relacionamentos. As pessoas comunicam-se sempre, querendo ou não! Um pensamento ou sentimento que se forma, é colocado pra fora seja por palavras, seja por gestos, caretas ou movimentos que juramos não serem percebidos por ninguém, mas aquela pessoa que está ao seu lado por anos percebeu!
Muitas pessoas tem um discurso assim: -Falo a verdade doa a quem doer! Mesmo a verdade dita da forma errada pode machucar muito uma pessoa, feridas tem sido formadas debaixo de uma desculpa de transparência, mas se realmente fossem transparentes comunicariam sim rancor, mágoas, medos e sentimentos de baixa auto-estima.
Devemos abrir a boca somente para construir, pois para destruir temos o Diabo que é um especialista.
Comunicar bem é uma arte que precisa ser desenvolvida com zelo, critério e amor. Comunicar bem é a arte de ser transparente de forma a construir um relacionamento melhor e saudável.
Que Deus abençoe a todos!
Equipe do Curso de Noivos.

sábado, 8 de maio de 2010

Puxa! Como somos diferentes!


Tênis ou Frescobol

Os casamentos podem ser de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol.

Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa.

Tênis é um jogo feroz. O objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente por aí que ele vai dirigir sua cortada, palavra muito sugestiva - que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar.

O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar, porque o adversário foi colocado fora do jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.

Frescobol se parece muito com tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra. O erro de um, no frescobol, é um acidente lamentável que não deveria ter acontecido.

E o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...

A bola: são nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras. Conversar é ficar batendo sonho prá lá, sonho prá cá... Mas há pessoas que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão... O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres. Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ninguém ganha, para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim..."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conselhos aos Casais

  1. Nunca fiquem ambos zamgados ao mesmo tempo
  2. Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado
  3. Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar
  4. Nunca se encontrem sem um terno bem vindo
  5. Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros
  6. Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo
  7. Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro
  8. Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia
  9. Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!
  10. Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes
  11. Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro pode parecer engraçado, às vezes, mas fere
  12. Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é
  13. Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor
  14. Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia
  15. Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada
  16. Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo
  17. Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro
  18. Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só sua benção pode torná-lo o que deve ser
  19. Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno
  20. Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto.

Conselhos aos Casais

domingo, 2 de maio de 2010

Conselhos para evitar brigas

Uma das coisas que mais assustam os casais, são as brigas constantes, as agreções e ataques que acontecem nos relacionamentos. O que muita gente não percebe, ou não quer perceber é que a maioria destas contendas poderiam ser evitadas. Quero comentar sobre dois interessantes versículos a respeito do tema:

Provérbios 17:14 "Começar uma discussão e como abrir brecha num dique, por isso resolva a questão antes que surja a contenda"

Nesse versículo aprendemos uma lição muito importante mesmo sendo óbvia: a de que a melhor maneira de evitar uma contenda, e não começá-la. Isto porque quando você começa uma discussão com alguém, você perde o controle desta discussão, na maioria das vezes você não pode controlar seu curso e o seu término, como abrir a brecha em um dique, começa com um pouco de água e logo o local está todo inundado e destruído. Portanto quando sentir vontade de começar uma discussão, lembre-se que provavelmente você vai perder o controle da situação e causar sérios danos.

E em um outro versículo diz:

Provérbios 26:20 "Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda"

Se a outra pessoa começou a discussão, abriu a brecha no dique, lembre que se você não colocar lenha, a fogueira vai acabar. Você tem o poder então de fechar a brecha que o seu próximo abriu, começando a contenda. E que ele não tinha o poder de fechar. Por isso podemos ver a beleza da dinâmica no casamento, por isso nos completamos, se eu começar a contenda não conseguirei fechar a brecha, mas o meu cônjuge pode.
Que o Espírito Santo possa nos dar graça, sabedoria e humildade para evitar discussões inúteis, e nos ensinar a comunicar com sabedoria, amor e peciência, para podermos construir lares saudáveis.